NÃO BUSQUE A PAZ AQUI, ENCONTRE-A EM TODA PARTE

 

 

 

".....-- Não consigo achar a paz em lugar algum, seja na Croácia, em Chicago ou Boston. Onde vou, só encontro confusão.
-- Não busque a paz aqui, Jimmy.Encontre-a em toda a parte.
Olhei para ele (para o Mestre).
-- O que disse? Essa é a mensagem telepática que vocês todos me enviavam no fim da sessão. 'Não busque a paz aqui, encontre-a em toda a parte'. Você me falou que diria o que isso significa, mas não disse.
-- Você não estava pronto. Quando estava aqui, achava que nosso trabalho era levar a paz ao mundo. Percebeu um mundo violento, depois definiu as circunstâncias que o tornariam pacífico. Não é isso que os Emissários fazem. Nós não percebemos um mundo violento. É simples. Vemos um mundo que está vivendo com a ilusão de violência, e projetamos a verdade, uma experiência de paz sem paralelo. Esta é a opção que a humanidade não foi capaz de fazer. Nossa missão não é levar a paz onde ela não existe, mas revelar a paz onde ela está escondida. A paz é tudo que é real. Mesmo onde parece existir violência, mesmo quando persiste a guerra e a injustiça, os Emissários projetam a visão da verdade que só reconhece a si própria. É assim que salvamos o mundo, mantendo uma visão do mundo que o mundo tem medo de ver, a única visão que é real – a de que o mundo já está curado, já está sadio e já está salvo.
O Mestre se levantou e fez um sinal para que eu o seguisse até a porta. Estava um dia lindo, como estivera naquele último verão. Fiquei ao seu lado, olhando lá para fora.
-- A paz duradoura não virá para um mundo que pensa que tem que escolher entre a paz e a guerra. A única escolha que você realmente faz é entre a verdade e a ilusão. Quando você escolhe a verdade, descobre que a paz está sempre presente, independentemente de você ter ou não consciência dessa presença. Quando você escolhe a ilusão, é como fechar os olhos para o que está bem à sua frente. E isto é o que significa acordar do sonho da separação. É como abrir os olhos. A realidade não está comprometida com o seu sonho. Ela permaneceu íntegra e inalterada enquanto você inventava o seu próprio mundo, onde o ódio e o medo pareciam ter sentido.
"Não busque a paz aqui" significa – não procure consertar um mundo que nasceu da idéia do conflito. Deixe de lado essa visão do mundo. Busque a paz onde ela está realmente, dentro de você. Depois leve esta paz onde você estiver, aquém você encontrar. E aí o mundo que nasceu do conflito mudará por si só. Ele começará a refletir a sua nova escolha, a de ver a paz onde ela está realmente. Em outras palavras, não procure a paz fora de você. Esta é a maneira mais garantida de não encontrá-la. O mundo e tudo nele parecem estar 'de fora'. Volte-se para dentro, para seus pensamentos e desejos mais íntimos. Procure na sua mente o que está impedindo que você experimente a paz. Quando você descobrir esses bloqueios e os dissolver em amor, então a paz se revelará – primeiro na sua mente, depois no mundo.
Não acredite em quem lhe diz que você deve mudar o mundo. É fácil ver que essas tentativas sempre tiveram resultados temporários, na melhor das hipóteses. Mude a sua idéia do mundo. Veja-o como uma extensão da sua mente. Encontre a paz e o amor dentro de você e eles automaticamente se projetarão para o mundo.
Ele atravessou a porta e eu o segui.
-- A segunda parte, 'encontre-a em toda parte', se refere a esta mudança. Este é o milagre da iluminação. Quando você busca a paz onde ela está, dentro de você, você a encontra por toda a parte, até no mundo. Quando você busca a paz onde ela não está, ou seja, fora de você, não a encontrará em parte alguma. Quando você encontra a paz interior, consegue ver a verdade. Pode parecer que o conflito continua existindo, mas agora você vê além dele. Esta é a função de qualquer Emissário da Luz. Experimentando a paz como única realidade verdadeira, a vemos presente em toda a parte, mesmo onde o conflito e a guerra parecem a regra geral. Depois projetamos essa visão para a humanidade, mantendo viva a centelha que lembra a verdade. Não tentamos acabar com as guerras, mas desfazer idéias falsas que geram as guerras. Vemos a paz até quando ela se esconde debaixo de séculos de ódio e medo. Experimentando a realidade da paz, desprezamos a irrealidade do conflito. É assim que os Emissários curam o mundo.
......-- Ver a paz por toda a parte é o ápice de tudo que lhe ensinei, Jimmy. Quando você perceber que só a visão divina da humanidade é real, será fácil não ver o que é ilusão e projetar a verdade. A paz está em toda a parte. Você pode escolher ver a paz, ou preferir ver a violência, mas isso não muda a verdade. A sua função é curar com a verdade. Pare de tentar levar a paz à guerra. Leve a paz para onde há paz, e aí saberá o que fazer.
Lembra-se do que lhe disse a respeito de ver por trás das máscaras que as pessoas usam? Nossas máscaras são uma forma de esconder quem somos realmente. Não se pode curar uma máscara, mas pode-se curar o que está por trás dela. E como se faz isto? Simplesmente vendo que a face que está por trás da máscara já é perfeita. Já está curada. A cura, portanto, está simplesmente em ajudar as pessoas a tirar suas máscaras e mostrar como realmente são. É o mesmo que levar a paz ao mundo. Violência e conflito são as máscaras que o mundo veste para não ver a paz que existe sob a superfície. Você vai curar o mundo arrancando esta máscara. Mostrando a bela realidade que nunca mudou.
O canto finalmente fez sentido. De repente eu compreendia tudo. Esta era a chave de tudo que eu tinha aprendido. A Paz Divina é que é real. Este é o fundamento da verdade. Naquele instante eu soube exatamente o que fazer. Era tão simples, eu não conseguia acreditar que tinha resistido a isso. A resposta estava ao meu redor, sussurrando a solução óbvia no meu ouvido surdo. Eu tinha tomado uma decisão antes de encontrar os Emissários, e estava determinado a continuar com ela. De repente, percebi que isto era o que eu realmente queria...."

"Emissário da Luz" - James F. Twyman   

 

 

* * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *

anterior índice próxima