ORAÇÕES ISLÂMICAS

 

 

EM NOME DE DEUS, O CLEMENTE, O MISERICORDIOSO

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso
Louvado seja Deus, Senhor do Universo
O Clemente, O Misericordioso
Senhor do Dia do Juízo
Só a Ti adoramos, e só de Ti imploramos ajuda
Guia-nos à senda reta,
À senda dos que agraciastes,
Não à dos abominados, e nem à dos extraviados

(Surata de Abertura do Alcorão, primordial na oração islâmica. Ela
contém a essência do Alcorão e é recitada em todas orações)


       

 

OS CINCO PILARES  DO ISLAM

São a estrutura da vida do muçulmano: a fé, a oração, o interesse pelo necessitado (zakat), a auto-purificação (jejum) e a peregrinação à Meca para quem tiver posses para tal.

1. A Fé
Não há outra divindade além de Deus e Maomé é seu Mensageiro. Esta declaração de fé é chamada Chahada , uma fórmula simples que todo o crente pronuncia. Em árabe, a primeira parte é: la ilaha ílal-lah (não há outra divindade além de Deus). Ilaha (divindade) pode se referir a qualquer coisa que podemos ser tentados a colocar no lugar de Deus: riqueza, poder e similares. Então vem, illal-lah (além de Deus), a Fonte de toda criação. A Segunda parte da Chahada é Mohammad Rasul lul-lah (Maomé é o mensageiro de Deus).

2. A Oração
Salat é o nome das orações obrigatórias que são praticadas cinco vezes ao dia, e são um elo direto entre o adorador e Deus. Não há autoridade hierárquica no Islam, nem padres, assim, as orações são dirigidas por uma pessoa com instrução, que conhece o Alcorão, escolhido pela comunidade. Essas cinco orações diárias contém  versículos do Alcorão que são recitados em árabe, a linguagem da Revelação, ao passo que as súplicas pessoais podem ser feitas no idioma de cada um. As orações são praticadas na alvorada, ao meio dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite e assim determinam o ritmo do dia todo. Apesar de ser preferível praticar a oração em conjunto, em uma mesquita, o muçulmano pode orar em qualquer lugar, tal como campo, escritório, fábrica e universidade.

3. Zakat
A pessoa piedosa deve também dar tanto quanto possa como caridade (sadaca), e fazê-lo preferivelmente em segredo. Apesar que esta palavra possa ser traduzida como "caridade voluntária", ela tem um significado mais amplo. O profeta disse:  "Mesmo o encontrar o seu irmão com o rosto risonho é caridade"

4. O Jejum
Todo ano, durante o mês de Ramadan, todos os muçulmanos jejuam desde a alvorada até o por do sol, abstendo-se da comida, da bebida e das relações sexuais. Se houver incapacidade física para fazê-lo, devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Apesar do jejum ser muito benéfico para a saúde, é considerado um método de purificação pessoal. Ao privar-se dos confortos mundanos, mesmo por um período curto, o jejuador adquire verdadeira simpatia por aqueles que sofrem fome, ao mesmo tempo desenvolve a sua vida espiritual.

5. O Hajj
A peregrinação anual a Meca (hajj) é uma obrigação somente para aqueles que são física e financeiramente capazes de empreendê-la. Os peregrinos vestem roupas especiais:  vestimentas simples que eliminam as distinções de classes e cultura, assim todos ficam iguais perante Deus.

 

ADHAN  - O CHAMADO PARA A ORAÇÃO

 

    

''Adhan'', é o nome dado ao chamado para o inicio das orações dos muçulmanos. Na época do Profeta Maomé (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), cada religião havia  desenvolvido uma maneira de chamar os seus seguidores para o momento do culto: os Judeus utilizavam uma corneta, os budistas, uma trombeta, os cristãos, os sinos de suas igrejas, os zoroastros acendiam uma chama de fogo.
Sendo assim, o Islam também desenvolveu o seu chamado para o momento da oração, o Adhan que é pronunciado em tom melodioso pelo Muazzin, do alto dos minaretes das mesquitas do mundo todo.  Muazzin é a pessoa encarregada de pronunciar o Adhan, que consiste em convidar a comunidade muçulmana a tomar parte da oração.

 

 
Allahu Akbar
Deus é  Maior! (4x)

 
Ach hadu an la ilaha ill- Allah
Testemunho de que não há outra divindade além de Deus. (2x)


Ach hadu anna Muhammadan rassulullah
Testemunho de que Maomé é o Mensageiro de Deus. (2x)     


Haiyá alas-salat
Vinde para a Oração. (2x)


Haiyá alal-falah
Vinde para a salvação. (2x)

 
Allahu Akbar
Deus é  Maior! (2x)


Lá ilaha ill Allah
Não há outra divindade além de Deus!

Somente na oração da alvorada o Muezzin deve pronunciar depois de ''Haiya alal-falah'',  o seguinte:

 


As-salatu Kairun minan-naum
A oração é melhor do que o sono. (2x)

Quando houver terminado o Adhan, devemos suplicar à Deus as suas Bênçãos ao profeta Maomé (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

 
Allahuma rabba hadh-hid da'wa-tam mati
was-sálatil qa'i-mati muhammad anil wasilata wal fadi lata wad-darajatar-rafi'ata
wab 'ath-hu maqam-mahmuda-nil ladhi wa'at-tahu
war zuqna sha fá 'atahu yaum-al-qiyamah in naka la-tukh liful mia'd.


''Ó Deus, Senhor deste chamado perfeito e desta oração, ora anunciada, dá a Maomé meios para se aproximar de Ti, assim como a distinção no bem, e faze-o ressuscitar no lugar louvável que lhe prometeste.
Concede-nos a sua intercessão; Tu jamais faltas às Tuas promessas.''

 

 

http://www.islam.com.br/compreenda7.htm
http://www.islam.org.br/o_adhan.htm

 

* * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *

anterior índice próxima