O SENHOR DO MUNDO

 

Cidade de Luz: Shamballa
Local: no Plano Etérico, sobre o deserto de Gobi
Hierofante
*
: Lord Gautama
Complemento Divino: Mestra Primeva
Chamas: Azul, Dourada e Rosa
Atributos: Equilíbrio e Caminho do Meio
Música chave: 6a. Sinfonia, Opus 5, Beethoven

* Hierofante - Elevada consciência, ponto focal (ou Iniciador) nas Iniciações que se dão por “estimulação externa”, como é o caso das realizadas  na Terra. A seu cargo está a condução da energia no momento de cada Iniciação, afim de ativar centros específicos do iniciando. Representa o eu profundo do iniciando e, ao mesmo tempo – na potência que cada Iniciação requer e comporta – a Fonte Única).

O Senhor do Mundo, Lord Gautama, foi o primeiro ser de evolução terrena a ascender a um cargo de tanta responsabilidade e elevação; domina sobre todos os assuntos transcendentes da evolução do Planeta. Atingiu o mais alto grau de conhecimento e sabedoria possível ao homem da Terra.

O Complemento Divino do Senhor do Mundo é a mestra Primeva (significa Primavera).

Somente a última encarnação de Lord Gautama foi revelada, mas sabe-se que suas duas últimas encarnações ajudaram a iluminar o mundo. A última encarnação foi como Sidarta Gautama, nascido no ano de 564 a.C. na India. Aos 29 anos, preocupado com os problemas do sofrimento humano, como a velhice, a doença e a morte, saiu em busca de conhecimentos; tornou-se asceta errante por seis anos e depois atingiu o estado de “Iluminado”.

 

 

 

Compreendeu que a vida se estende por todo o universo, desde o passado sem limites até o eterno futuro. Ele não somente compreendeu a essência da vida do universo, como percebeu que a sua própria vida estava respirando em perfeita harmonia com todo o ritmo cósmico. Ele mostrou então ser um Buda, o Iluminado. Compreendeu totalmente a lei da causalidade: o destino de toda a humanidade que permeia as três existências da vida. Naquele momento, nasceu o budismo, que começou a expandir as ondas de sua imensurável influência na história da humanidade.Com a iluminação, ele havia sem dúvida encontrado o meio de superar todos os sofrimentos humanos - o nascimento, a velhice, a doença e a morte. Simultaneamente, descobriu ainda que o que havia experimentado, estava além da descrição por palavras, embora não fosse nada sobrenatural ou além da capacidade humana. Ele percebeu que todos os sofrimentos provém de as ilusões e da natureza obscura dos homens ocultarem o estado de Buda, que todos possuem. O Buda compreendeu, todavia, que as pessoas jamais poderiam compreender a real profundidade da Lei Mística da vida, se esta lhes fosse diretamente apresentada. Ele se preocupou em como fazer com que a lei da causalidade fosse compreendida por todos aqueles que sofrem das miríades de dores espirituais e doenças físicas. Como se fosse um excelente médico, o jovem surgiu diante de seus pacientes abatidos e explicou-lhes a lei da vida, de acordo com a seriedade de suas moléstias. O Buda foi um filósofo e mestre de inigualável sabedoria; era dono de coragem sem igual em sua prática religiosa. Ele foi um extraordinário mestre que guiou os corações do povo indiano.

O Buda começou a devotar a sua vida para transmitir a sua filosofia às pessoas comuns. O primeiro sermão do Buda foi pregado aos amigos próximos que, com ele, haviam praticado a automortificação. Vivendo entre eles, o Iluminado agiu confiantemente, ensinando-os a chegar ao conhecimento do Caminho do Meio, segundo as Quatro Nobres Verdades e o Caminho Octuplo. Com base nestas doutrinas, mostrou-lhes os caminhos fáceis e concretos com que poderiam extinguir os desejos incontroláveis e persistir na busca, até entrar no Nirvana. O Buda expôs os seus ensinamentos através de diálogos com os seus adeptos. Naquela época, um crescente número de pessoas começava a abandonar o bramanismo tradicional em favor da nova religião, pois os ensinamentos do Buda eram uma nova interpretação da vida, muito além das doutrinas bramanistas, sendo ainda transmitidos através dos pensamentos populares da época.

O bramanismo havia estabelecido um rígido sistema de castas, onde apenas os brâmanes eram considerados legítimos intermediários entre o homem e Deus. O povo indiano era dividido em quatro classes, sendo proibida a mistura de elementos de castas diferentes. As normas sociais implantaram as raízes de uma atitude resignada nas profundezas do coração do povo. O Buda era totalmente contrário à dominação por classes e ensinava que todos os homens eram fundamentalmente iguais, apesar de suas diferentes habilidades. Isto fez com que as pessoas de todos os níveis, desde os brâmanes aos sudras (na época, a classe mais baixa na sociedade da India), se convertessem ao budismo. Um outro ponto inédito e essencial dos ensinos do Buda foi a lei da causalidade - o ciclo eterno do existente e do potencial. Dessa forma, o budismo espalhou-se por toda a Índia, devido à sua natureza democrática e lógica, recebendo o apoio dos plebeus e dos reis, dos pobres e dos ricos, através de todo o território.

Entre os discípulos do Buda, havia dez discípulos que se destacaram pela capacidade, e que se dedicaram à propagação dos ensinamentos do seu mestre. Ele fez com que os Dez Grandes Discípulos desenvolvessem suas respectivas virtudes e qualidades, para formarem outros discípulos. Primeiramente, os ensinamentos foram pregados nas áreas de Rajagrha, Magadha e Índia Central. Mais tarde, estenderam-se pela região de Shravasti, em Kosala e na Índia Setentrional, onde um mosteiro foi doado por Sudatta, um rico e fervoroso discípulo, para uso nas estações chuvosas. Lá, ele passou metade de sua vida expondo incessantemente os seus ensinos, No final, dois terços da população de Shravasti converteram-se ou aceitaram os ensinos do Buda. Entretanto, a propagação não era tarefa fácil. Ele teve que continuar lutando tenazmente contra as ameaças incessantemente fomentadas pelos brâmanes, assim  como pelo seu próprio primo, Devadatta. As grandes adversidades sofridas por Buda e seus seguidores serviram ainda mais para demonstrar o resultado real da prática baseada no espírito de abnegação.

Sem o desafio corajoso e tenaz em sua vida, uma pessoa não pode ter esperanças ou progressos futuros. Apesar de encontrar inúmeras dificuldades, ele foi destemido em seu objetivo de propagar a iluminação e a felicidade entre seu povo. Apesar de perceber claramente as contradições inerentes no sistema de castas, ele não procurou causar uma mera revolução no sistema social. Sabendo que a causa direta do sofrimento não se encontrava em outro lugar senão no coração de cada pessoa, procurou ensinar a todos o caminho pelo qual poderiam transformar seus próprios destinos. Foi muito caloroso com seus discípulos, e ao mesmo tempo rigoroso, afim de ensinar-lhes as verdadeiras responsabilidades como seres humanos e levá-los a uma existência perfeitamente livre. Ele estava ciente de que somente a felicidade individual generalizada poderia resultar na segurança da sociedade como um todo.

A Essência dos Ensinamentos de Buda:

"O firmamento é a vestimenta do Divino,
As Estrelas são os Seus olhos,
A melodia do Seu riso preenche o Universo."

 

Na lua cheia de maio é realizada a celebração máxima do Budismo, o Festival de Wesak, no vale dos Himalaias, na India, em homenagem a Lord Gautama.

 

APROXIMAÇÃO NOS PLENILÚNIOS DE TOURO E GÊMEOS

"Queria fazer uma indicação e a faço com suma alegria: este ano, 1946, marca o começo de um ciclo em que a humanidade se relacionará mais intimamente com os Festivais, pois desempenhará um papel muito mais importante que até agora. O Festival de Wesak se celebra desde algum tempo em muitos países e, à medida que transcorrem os anos e a cultura das massas progride, as reuniões que se celebram na lua cheia de Maio (a lua cheia de Maio corresponde à lua cheia de Touro e a lua cheia de Junho corresponde à lua cheia de Gêmeos), terão grande importância. Porém sua nota-chave mudará... A intenção do Buda e do Cristo é de que em cada país haja alguém que atue como Seu Representante durante os dois Festivais, para que a distribuição da energia espiritual do primeiro grande Aspecto ou Raio, vá diretamente do BUDA - depois de Shambala - ao Cristo e àqueles discípulos, em todos os países, que podem refletir e atuar como canais para a corrente direta de energia. O mesmo procedimento será seguido durante a lua cheia de Junho, com a diferença de que Shambala não estará envolvida e de que, no Festival de Maio será um discípulo do Primeiro Raio o representante, enquanto que no Festival de Junho será um discípulo do segundo Raio o que representará o Cristo em cada país. Isto está relacionado com o Raio da Alma e o Raio da personalidade do discípulo."

"Mensagem de Wesak - 1946"

O FESTIVAL DE WESAK

 Lua cheia do Buda (Touro)

 O que deveria ser realizado em cada lua cheia de Maio? Irei enunciar os objetivos, na sua ordem de importância, com tanta clareza e concisão quanto permita este tema .

1. A liberação de certas energias que podem afetar poderosamente a humanidade e que, se liberadas, estimularão o espírito de amor, de fraternidade e de boa vontade na Terra. Essas energias são tão definidas e reais como são as de que se ocupa a própria ciência que as chama de raios cósmicos. Falo de energias verdadeiras e não de desejadas abstrações emocionais.

2. A fusão de todos os homens de boa vontade no mundo em um todo integrado e com capacidade de resposta.

3. A invocação e a resposta de certos Grandes Seres, Cujo trabalho pode ser, e será possível, se o primeiro destes objetivos for atingido, graças à realização do segundo objetivo.

Meditem nesta síntese dos três objetivos. Por que nome estas Forças Vivas são chamadas é inteiramente imaterial. Podem ser considerados como os vice-regentes de Deus, Que podem e cooperarão com o Espírito de Vida e de Amor sobre o nosso planeta, Aquele no Qual vivemos, nos movemos e temos nosso ser. Certos pensadores podem considerá-los como os Arcanjos do Altíssimo, Cujo trabalho tem sido possível pela atividade do Cristo e do Seu corpo de discípulos, a Igreja verdadeira e viva. Outros os considerarão como os Guias da Hierarquia planetária, Que se encontram por detrás de nossa evolução planetária e Que raramente tomam parte ativa exterior nas atividades do mundo, deixando isso para os Mestres de Sabedoria, salvo nos casos excepcionais como o atual. Qualquer que seja o nome pelo qual Os Chamemos, Eles estão prontos para ajudar, se o apelo for feito com força e poder suficientes por parte dos aspirantes  e discípulos no momento da lua cheia de Maio e da lua cheia de Junho.

4. A evocação de uma atividade enérgica e concentrada do lado interno realizada pela Hierarquia de Mestres, essas  Mentes iluminadas à Quais foi confiado o trabalho de direção do mundo. Deseja-se uma resposta e pode ser obtida entre os três grupos:

a. A expectante e ansiosa Hierarquia – ansiosa porque nem mesmo Eles podem dizer como reagirá a humanidade, e se os homens serão suficientemente sensatos para aproveitar a oportunidade oferecida. Os Mestres aguardam, organizados sob a direção do Cristo, o Mestre dos Mestres e Instrutor de anjos e homens. Ele foi instituído como o intermediário direto entre a Terra e o Buda, Aquele que, por sua vez, é o intermediário consagrado entre a Hierarquia expectante e as forças atentas.

b. Novo Grupo de Servidores do Mundo, cujo objetivo é a paz do mundo, composto nesta época por todos os servidores sensíveis e consagrados da raça, que tem o propósito de estabelecer a boa vontade na Terra, como a base para a futura vida e expansão mundiais. Originalmente, este grupo era formado por um punhado de discípulos aceitos e aspirantes consagrados. As suas fileiras foram abertas, nos últimos tempos, a todos os homens de boa vontade que trabalham ativamente por uma verdadeira compreensão, que estão prontos a se sacrificarem para ajudar a humanidade, que não vêem nenhuma linha de separação, mas têm, isso sim, o mesmo sentimento para com os homens de todas as raças, nacionalidades e credos.

c. As massas dos homens e mulheres que responderam às idéias que foram lançadas, e que reagiram favoravelmente aos objetivos de compreensão internacional, interdependência econômica e unidade religiosa.

 À medida em que estes três grupos de pensadores e servidores se tenham contatado, quando os três grupos possam estar alinhados, ainda que momentaneamente, muito pode ser realizado; as portas da nova vida podem ser abertas para dar passagem ao influxo de novas forças espirituais. Tal é o objetivo e a idéia do Grupo.

Posso fazer agora uma pergunta? Que importância tem para vocês, pessoalmente,esta lua cheia de maio? Parece-lhes ter suficiente importância para realmente significar grandes esforços a vocês? Crêem sinceramente que neste dia pode haver realmente uma liberação de energia espiritual suficientemente potente para mudar os assuntos do mundo, desde que os filhos dos homens desempenhem sua parte? Acreditam realmente, e estão prontos na prática, a apoiar a crença de que nesse dia o Buda, em cooperação com Cristo e com a Hierarquia de Mestres Iluminados, mais a ajuda oferecida por alguns dos Tronos, Principados e Poderes da Luz, que são a correspondência superior dos poderes das trevas, estão prontos a executar os Planos de Deus, quando for dado o direito e a permissão dos homens? A principal tarefa de vocês na atualidade, não é lutar contra os poderes do mal e as forças das trevas, mas despertar o interesse e mobilizar as Forças da Luz e os recursos dos homens de boa vontade e de inclinação correta no mundo atual. Não resistir ao mal, mas organizar e mobilizar o bem e assim fortalecer as mãos dos trabalhadores que estão do lado do direito e doar amor, para que o mal tenha menos oportunidades.

 Se vocês tiverem fé no que lhes disse, – ainda que seja do tamanho de um grão de mostarda – se tiverem uma crença firme no trabalho do espírito de Deus e na divindade do homem, então esqueçam-se de si próprios e consagrem cada um de seus esforços, a partir do momento em que receberem esta comunicação, para a tarefa de cooperar no esforço organizado, a fim de mudar o curso dos assuntos mundiais, por meio de um acréscimo no espírito de amor e de boa vontade no mundo durante o mês de Maio. 

"Psicologia Esotérica" - vol II - tomo II - Alice A. Bailey - Fundação Cultural Avatar
http://www.tba.com.br/pages/agenda/mensag.htm


Segundo Trigueirinho, o Senhor do Mundo é um prolongamento do Logos Planetário da Terra no universo físico cósmico. Surgiu no mundo quando uma consciência proveniente de Vênus assumiu tal função, do que adveio grande estímulo evolutivo para a Terra. No passado, então, o Senhor do Mundo foi conhecido como Sanat Kumara.

H. Blavatsky relaciona essa consciência ao Eterno. Essa consciência excelsa é canal para a irradiação da energia que propicia o cumprimento do propósito logóico em âmbito planetário; é o representante da vontade do Logos para a humanidade.

Segundo Trigueirinho, ele se polariza no centro regente do planeta. No ciclo passado atuou por intermédio de Shamballa.

 

“Não procureis conhecer Buda por sua forma ou atributos, pois nem a forma nem os 
atributos são o Buda real. O verdadeiro Buda é a iluminação. A verdadeira maneira
de conhecer Buda é buscando a própria iluminação"

 

 

 

"Que todos os seres possam se libertar de todo o sofrimento, ser
felizes, pacíficos e alcançar o Nirvana" 

 

A HIERARQUIA DOS ILUMINADOS