SAI BABA

 

                    
Baghavan Sri Sathya Sai Baba

 

Sathya Sai Baba nos encoraja a reconhecer quem verdadeiramente somos. Não somos estes corpos. Não somos estas mentes. Somos o Ser Eterno que ocupa temporariamente estes corpos e mentes. Podemos apreciar e nos tornar quem realmente somos, voltando-nos para dentro, com fé em Deus e um intenso desejo de conhecê-Lo, pois nossa Consciência (ou Ser Interior) é um reflexo do Ser Supremo. Segundo Sai Baba, nossa Consciência é o nosso verdadeiro mestre. Quando a seguirmos incondicionalmente, nossos pensamentos, palavras e ações serão nobres e perfeitos. Mantendo-nos em harmonia com nosso Ser Interior, estaremos vivendo a verdadeira Espiritualidade e poderemos chegar a reconhecer nossa Unidade com Deus. E foi exatamente para nos conduzir a este reconhecimento de nossa Divindade, guiando-nos através do caminho do Amor, que o Avatar Sathya Sai Baba nasceu. Ele declara:

"Eu vim para acender a chama do amor em seus corações e velar para que ela brilhe dia a dia com mais esplendor. Não vim em benefício de uma religião em particular. Não vim em nenhuma missão de publicidade para alguma seita, credo ou causa, nem vim reunir seguidores para alguma doutrina. Não tenho um plano para atrair discípulos  ou devotos para o meu rebanho ou para algum outro rebanho. Vim para falar-lhes desta fé unitária, deste princípio átmico, deste Caminho de Amor, desta lei de Amor, deste Dever de Amor, desta Obrigação de Amor."

Sathya Sai Baba exorta seus devotos a viverem segundo o “Código de Conduta” e os “Dez Princípios” que ele definiu para ajudá-los a aperfeiçoarem seu caráter e avançarem espiritualmente. Ele também os incentiva a colocarem em prática um programa de “Limite aos Desejos”, baseado na busca de uma vida mais simples, evitando o desperdício e direcionando os recursos economizados para o benefício da sociedade.
Através de seus ensinamentos, Sathya Sai Baba tem oferecido um verdadeiro oceano de conhecimento e orientação para aqueles que desejam levar uma vida Espiritual, no sentido mais amplo do termo.

Unidade das religiões

Respeitar todas as religiões e deixá-las florescer. Este é o ensinamento de Sathya Sai. Conhecer as religiões é o primeiro passo para aprendermos a respeitá-las.

 

Profecias

Diversas profecias anunciaram a vinda do Avatar desta era. Algumas delas descrevem Sathya Sai Baba tão claramente e com tantos detalhes, que chegam a surpreender pela precisão. Nas Sagradas Escrituras da Índia está anunciado que este Avatar é uma manifestação de Vishnu (para os hindus, o aspecto de Deus relacionado à Preservação do Universo). No Vishnu Purana, o Senhor Vishnu diz: "Quando o mal prevalecer na Terra, Eu mesmo nascerei na família de um homem virtuoso, para restaurar a tranqüilidade e exterminar a maldade. Na era de Kali (época atual) tomarei a forma humana de um Avatar de cor escura. Eu nascerei numa família do sul da Índia. Este Avatar terá imensa energia, grande inteligência e todos os poderes. Os objetos que este Avatar necessitar para o cumprimento de Sua Missão, estarão à sua disposição instantaneamente, tão logo precise ou deseje. Será um vitorioso pela força única de Sua Virtude. Restabelecerá a ordem e a Paz no mundo, inaugurará uma nova Era de Verdade e estará sempre rodeado de pessoas espiritualizadas, que o adorarão. Ele será como o vento sobre a terra. Os seres o imitarão. Sua conduta trará paz e prosperidade. Os homens desfrutarão felicidade na prática de rituais religiosos. Centros educacionais e a educação  espiritual e temporal, assim como templos, reaparecerão em quantidade. Os ashrams (comunidades espirituais) estarão cheios de homens apegados à Verdade. Os governantes da terra governarão virtuosamente seus países. A fama deste Avatar será esplendorosa."
Esta profecia menciona ainda que o Avatar terá poderes sobre-humanos, e os usará para estabelecer uma nova ‘Era da Verdade’. Acrescenta ainda: "Seus pais serão devotos de Vishnu e viverão em um povoado onde seus habitantes expressarão devoção pelo aspecto do pastor de vacas do Senhor Krishna." De fato a mãe e a avó de Sathya Sai Baba veneravam o aspecto de pastor de vacas de Vishnu chamado Sathyanarayana muito antes do nascimento de Sathya Sai Baba, e Puttaparti, a aldeia onde ele nasceu, era antigamente chamada Golapali, que significa "Casa de Vaqueiros."
Na 14ª edição dos discursos do Profeta Mohammad (Maomé), que leva o título de ‘O Oceano da Luz’, o Avatar é chamado de MEHEDIMOUD que, em árabe, quer dizer "o grande mestre prometido". Assim o Profeta o descreveu em suas profecias:
“Seus cabelos serão espessos, sua fronte será alta e côncava, seu nariz será pequeno com uma ligeira curva, seus dentes da frente serão abertos entre si, não terá barba, mas estará sempre perfeitamente barbeado, terá um sinal lunar na face esquerda, sua vestimenta terá a cor do fogo e usará sempre duas, uma sobre a outra (Sathya Sai Baba usa sempre o "dothi" sob Sua túnica de cor laranja). A cor de seu rosto mudará com freqüência e será luzidia como o bronze, amarela como o ouro, radiante como a lua. Seu corpo será pequeno e Seu ventre será mais evidente com o passar dos anos. Todos os ensinamentos das religiões do mundo estarão em Sua mente e em Seu coração, desde o nascimento. Todas as coisas pedidas a Deus por Seus devotos, o Mestre do mundo as concederá. Todos os tesouros do mundo estarão a Seus pés. Ele presenteará com objetos que terão a forma da luz. Seus devotos se reunirão debaixo de uma árvore. Ele se aproximará de Seus devotos colocando Sua mão  sobre a cabeça de cada um deles e, poder vê-Lo, os fará bastante felizes. Ele sairá desta Terra aos 95 anos” Todos os detalhes correspondem a Sathya Sai Baba. Quanto à idade com que ele deixará o corpo, o próprio Baba tem repetido que será aos 96 anos e sabe-se que os indianos consideram o dia do nascimento como o primeiro ano de vida.
Mohammad diz ainda que o Avatar viverá sobre uma pequena colina (o ashram de Puttaparthi está situado sobre uma pequena colina). E, concluindo sua profecia, esclarece que, para que as pessoas não se deixem enganar, o Avatar fará sair objetos de Suas mãos (uma clara referência às inumeráveis materializações que Sathya Sai Baba realiza há mais de 50 anos).
A Bíblia (Apocalipse, 19:11-13) também faz referência à vinda de um Ser Divino:
“Eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga a peleja com justiça. Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.” É interessante notar que o nome Sathya quer dizer Verdade e que muitos devotos declaram ter visto labaredas, ao olhar nos olhos de Baba. Outros detalhes: seu vasto cabelo é como um amplo diadema e pessoas dotadas de visão espiritual dizem que sua aura se estende por vários quilômetros, com halos de cores diferentes, que vão do dourado ao rosa; ele só se revelou como Sai Baba aos 14 anos; seus trajes são de um laranja avermelhado e, algumas vezes ele usa túnica vermelha. Por último, a Verdade (nome de Baba) é a manifestação do Verbo de Deus.
O Papa João XXIII descreveu a próxima encarnação divina sobre a terra como um pequeno homem descalço, com a pele escura e vestido de laranja.
Assim, o nascimento de Sathya Sai Baba veio confirmar as profecias realizadas em diversas épocas.

Fontes: Vídeos “A Aura da Divindade” e “Sai Baba – O Avatar”


Revelação

No dia 23 de maio de 1940, Sathya levantou-se como de costume. Depois de algum tempo, reuniu seus familiares e lhes ofereceu doces e flores “tirados do nada”. Logo, começaram a chegar os vizinhos, aos quais ele também oferecia os doces que materializava com um gracioso movimento de sua mão. Ele estava feliz, mas o clima tornou-se tenso com a chegada de seu pai, que o enfrentou diante de todos, dizendo que aquela situação chegara longe demais e que teria que ser colocado um fim. Tomando uma vara, o pai avançou em direção a Sathya, gritando: “Quem é você: um deus, um espírito ou um louco? Diga-me!” A resposta foi imediata: “Eu sou Sai Baba!” (um grande santo que viveu em Shirdi e deixou o corpo 8 anos antes de Sathya nascer). Seu pai perdeu a fala e caiu ao chão, tentando compreender o que ouvira. Mas Sathya continuou, dizendo: “Pertenço à linhagem do sábio Apasthamba; sou do clã de Bharadwaja; Eu sou Sai Baba. Vim para protegê-los de todos os problemas; mantenham suas casas limpas e puras”.
Seu pai perguntou: “O que temos que fazer contigo?” E a resposta foi: “Adorem-me! Quando? Todas as quintas-feiras! Mantenham puras suas mentes e suas casas!”
Ao ouvir Sathya dizer que era Sai Baba, a impressão do pai foi de que seu filho estava tendo um ataque de loucura. Então, Sathya declarou: “É claro que é uma desordem mental. Mas, de quem?” E enquanto dizia isto, começou a materializar punhados de vibhuti (cinza sagrada) “do nada” e a espalhá-los em todas as direções. Alguém desafiou Sathya dizendo: “Se és Sai Baba, prove-o, agora!”. Ele apontou para algumas flores e respondeu: “Sim, o farei! Ponham em minhas mãos essas flores de jasmim.” Ao lhe entregarem as flores, ele as lançou rapidamente ao chão e, ao caírem, elas formaram as palavras “Sai Baba”, em télugu, o idioma local.
No dia 20 de outubro de 1940, Sathya foi normalmente à escola, mas retornou pouco tempo depois. Ao chegar à porta de casa, deixou cair os livros e disse: “Já não sou Sathya, sou Sai!” Os que estavam presentes neste momento puderam ver com clareza um halo de luz em torno de sua cabeça. Baba disse: “Vou embora. Não lhes pertenço; Maya (a ilusão) se foi. Meus devotos me chamam. Tenho que realizar meu trabalho. Não posso esperar mais.” Ao sair, encontrou-se com seu irmão, Seshama, e lhe disse: “Renuncia aos teus esforços para ‘curar-me’. Eu sou Sai, não me considero aparentado contigo”. Seshama não conseguiu entender o que Baba dizia. Porém, mais tarde, pode escutar o ressoar de centenas de vozes que cantavam em coro as linhas que Sathya Sai Baba lhes ensinava. A primeira oração que lhes ensinou neste dia foi “MANASA BHAJARE GURU CHARANAM / DUSTARA BHAVA SAGARA TARANAM”, que quer dizer: “medita nos sagrados pés do Guru, porque eles podem levá-lo através do tormentoso oceano de vidas e mortes”.
Depois de três dias de cantos devocionais, Baba disse, ao ver sua mãe, Eswarama: “Oh! Maya (combinação de realidade e ilusão) chegou!” Ela vinha para pedir que ele voltasse para casa e ouviu a seguinte resposta: “Quem pertence a quem? Tudo é ilusão!” Poucos dias depois, Baba deixou Uravakonda, prometendo a seus pais que voltaria a Puttaparthi. Mas obteve deles a promessa de que não interviriam em suas reuniões com os devotos. Ele foi recebido na aldeia pela bondosa senhora Subamma, na casa de quem fixou residência.
As reuniões de cantos devocionais das quintas-feiras (Guruvara, dia do Guru) começaram em um pequeno templo que, logo, teve que ser substituído por um galpão, devido ao crescente número de pessoas. A cada festividade era impossível acomodar tanta gente. Assim, os devotos lhe rogaram que lhes permitisse construir um local maior, que foi chamado de Prashanti Nilayam (a morada da Paz Suprema).
A construção levou cerca de dois anos e o Ashram foi inaugurado no dia 23 de novembro de 1950, no 25º aniversário de Baba. Desde então, todo o complexo vem crescendo infinitamente para abrigar o número cada vez maior de devotos. Sathya Sai Baba vive até hoje neste local, aonde milhares de pessoas vão vê-Lo todos os anos. Mas não é necessário estar na presença física do Avatar para receber suas bênçãos: ele atende a seus devotos de onde quer que eles o chamem com devoção. Afinal, Ele é Divino e, portanto, Onipotente (tudo pode) Onipresente (está em toda parte) e Onisciente (tudo sabe). Como o próprio Sathya Sai já declarou, Ele é o Ser Interno, Aquele que habita o coração de cada ser.

 

ÍDOLOS SÃO INDICADORES DA DIVINDADE

Discurso do Mahashivaratri

"Deus é a base do universo.
A Verdade é a essência de Deus.
A virtude das almas nobres é a Verdade.
Essas almas nobres realmente são Divinas."
(Verso das Escrituras Hindus)

Manifestações do Amor Divino!
Nossos ancestrais indagaram sobre a natureza da Divindade através de muitos caminhos, mas não foram bem sucedidos em reconhecer a realidade. Com isto, eles começaram a adorar a Natureza. Daí em diante, os indianos passaram a adorar ídolos. Cada criatura que nasce nesse universo tem uma forma. Ídolos são inertes na natureza e não possuem as qualidades da compaixão, do amor, da tolerância. É por essa razão que algumas pessoas são contra a adoração de ídolos. Isso é ignorância. Vocês usam seu dedo indicador para apontar um objeto especifico, por exemplo, uma flor ou um copo. Do mesmo modo, os ídolos são como indicadores para a Divindade. Uma vez que reconhecem a Divindade, não precisam dos indicadores, ou seja, dos ídolos. Sendo este o caso, não é tolice ser contra a adoração de ídolos? Vocês não estão reverenciando as fotografias de seus pais e avós? Essas fotografias têm vida nelas? Não. Elas não têm as qualidades da compaixão,  do amor, do sacrifício etc.. Então, para que adorá-las? Através dessas fotografias somos  lembrados das virtudes e ideais aos quais eles se dedicaram. Peguem por exemplo uma nota  de 100 rupias com as dimensões de 15 x 10 cm. Não há nem vida nem as virtudes do amor,  da compaixão etc., nessa nota. Ainda assim, as pessoas a amam e gostariam de possuí-la.  Há alguém no mundo que não gosta de dinheiro? Independentemente do país ou religião, todo mundo ama o dinheiro. Há numerosíssimos exemplos em que as pessoas abdicam de suas vidas por dinheiro. O dinheiro é valioso porque tem o selo do governo. Do mesmo modo,  respeitamos a bandeira nacional pelo valor que ela representa, embora seja apenas um  pedaço de pano, que é inerte. Se a adoração do ídolo for considerada tola, então, o mesmo  deve se aplicar ao amor pelo dinheiro e o respeito pela bandeira, que também são inertes. As crenças do homem são baseadas em seus gostos e desgostos.

“O mundo inteiro é permeado por Deus” (Verso das Escrituras Hindus). Todo ser é uma  personificação de Deus. Também se diz: “Deus é o morador interno de todos os seres”  (Verso das Escrituras Hindus). Ele está presente em todos os seres na forma de Consciência.
Deus é o mestre das seis formas de riqueza - retidão, fortuna, fama, poder, sabedoria e  desapego. Deus tem outro nome: Sankara. San refere-se a bem-aventurança eterna e bem-aventurança do Eu Superior. Kara significa aquele que atribui. Portanto, Sankara é aquele que confere a bem-aventurança eterna. Cada palavra tem um profundo significado interno. Peguem por exemplo o nome Sathya Sai. Sathya se refere ao Rig Veda. "Sa", "A" e "Ya" em Sai indicam o Sama Veda, Atharvana Veda e Yajur Veda, respectivamente. Portanto, Sathya Sai é a verdadeira personificação dos quatro Vedas. Qual o significado do termo linga? É o símbolo da divindade, já que não tem nem começo nem fim. A Divindade é imanente no coração de cada homem. Hridaya (coração) significa aquilo que é permeado pela compaixão. Assim, a Divindade é a personificação da compaixão. Hoje, as pessoas são incapazes de entender o princípio da Divindade. Embora os modos de adoração possam variar, todos eles são direcionados para diferentes formas do mesmo Deus. Vocês podem chamá-lO de Rama, Krishna, Eswara etc.. Todos são Um. Eles referem-se ao mesmo Deus. Cada pessoa adora uma forma particular de acordo com seus gostos. Algumas pessoas adoram Rama porque são atraídas pelo nome e pela forma de Rama. Diz-se: “Rama é aquele que cativa o coração de um e de todos” (Verso das Escrituras Hindus). Hoje é o Shivaratri, que significa a noite auspiciosa. Shiva simboliza o processo respiratório Soham, que ocorre em todo o homem. Isso é referido como Hamsa Gayatri. Ham refere-se a "Eu" e So significa "Aquele" (Deus). Essa mensagem de "Eu sou Deus" é transmitida através desse processo de respiração - 21.600 vezes por dia. Esses ensinamentos têm sido propagados e praticados desde os tempos antigos. É o dedo que aponta para a flor. Do mesmo modo, os ídolos apontam para a Divindade. Assim, a adoração do ídolo não pode ser considerada tola. Nunca desconsiderem os ídolos porque eles são inertes. Até mesmo em objetos inertes há a Consciência. “Deus é mais sutil que o mais sutil e mais vasto que o mais vasto” (Verso das Escrituras Hindus). Essa Consciência está presente no menor e no maior. Do ponto de vista de vocês, um objeto pode  parecer inerte, mas do ponto de vista védico, tudo é Consciência. É tolice ignorar a existência da Consciência. Alguém pode questionar se a Consciência é toda-imanente, já que  ela não é visível a olho nu. Vocês todos estão bem cientes do fato de que há manteiga em  cada gota de leite. Podem negar a sua existência simplesmente porque não é visível a olho  nu? O processo de obter a manteiga envolve coalhar o leite e, então, batê-lo. O homem é  incapaz de perceber esse princípio da Consciência devido a dois defeitos: ele ignora seus  numerosíssimos erros e engrandece o menor erro dos outros.
Só se pode atingir a Divindade quando se para de esconder seus próprios erros e de ressaltar as faltas dos outros. É um grande pecado procurar pelas faltas dos outros. Ao contrário, olhem para as suas próprias. Considerem seu menor defeito como uma grande asneira e tentem corrigi-lo. Ignorem as faltas nos outros, não importa o quão grande elas possam ser. Não critiquem os outros; ao contrário, critiquem e questionem a si mesmos - tendo nascido como um ser humano, é desse modo que vocês devem se comportar. A verdadeira prática  espiritual reside em encontrar seus próprios erros e corrigi-los. Isso envolve desistir das más  tendências e desenvolver comportamentos nobres. Isso é disciplina espiritual (Sadhana). Sa  simboliza a divindade que é a personificação de todas as formas de riqueza (dhana). Hoje, as  pessoas que procuram as faltas nos outros estão em alta. Essa é a causa para a inquietação  na sociedade. Todos aqueles que aspiram por ser pacíficos, devem erradicar todos os seus  defeitos. Somente então poderão realizar a Divindade.
O homem está se tornando presa da raiva. Quem é afetado por essa raiva? Não são os  outros, mas ele mesmo. Diz-se: "A raiva é o próprio inimigo do homem, a paz é o escudo  protetor, a compaixão é verdadeiramente o céu e a miséria é o inferno." (Poema em télugu).  Portanto, esforcem-se para controlar sua raiva. Não se considerem superiores aos outros.   Onde está Deus? Ele está presente em cada ser humano e em cada criatura viva. É por isso que se diz: “Deus é o morador interno de todos os seres”, “Deus toma a forma do homem” (Versos das Escrituras Hindus). Quando consideram tudo como Divino, vocês nunca irão se envolver em críticas. Deus julga uma pessoa por seus sentimentos e não por suas ações. Esforcem-se para direcionar sua visão para dentro. “Aquele que vai puramente pela visão externa é um animal” (Verso das Escrituras Hindus). Um verdadeiro ser humano é aquele que olha para dentro. No momento em que um animal reconhece um pequeno pedaço de terra com vegetação, ele imediatamente corre para esse lugar sem pesar os prós e os contras. É o dever do homem usar seu poder de discernimento e agir de acordo com ele. O homem deve estar sempre consciente de seus deveres. Do contrário, ele terá que pagar um preço pesado. Quando há um atraso na chegada de um ônibus ou de um avião, os passageiros começam a criticar todos os responsáveis pelo atraso. Isso ocorre por que os deveres não foram realizados diligentemente. Similarmente, o homem se torna objeto de críticas se não cumpre seus deveres apropriadamente.
O homem não pode ser chamado de um verdadeiro ser humano a não ser que pratique os  valores humanos - verdade, ação correta, paz, amor e não-violência. Esses são como os cinco alentos do homem. A ausência desses alentos equivale a um morto-vivo. Cada um é responsável pela própria queda. O homem se mata por não praticar esses valores humanos.  

Manifestações do Amor Divino!
O amor é seu grande objetivo. Desenvolvam o amor e falem sempre a Verdade. A verdade pode soar amarga uma vez que as pessoas são facilmente agradadas pela falsidade. As pessoas não apreciam o leite, que é trazido nas suas portas, enquanto estão dispostas a caminhar quilômetros para consumir uma garrafa de licor. A falsidade tornou-se a ordem do dia. A falsidade pode agradar aos outros, mas não a sua consciência. Batalhem para satisfazer sua consciência antes de satisfazer os outros. Sob todas as circunstâncias, sigam o caminho da Verdade. No caso em que dizer a verdade possa conduzir a algum perigo, permaneçam em silêncio. Um eremita estava profundamente envolvido na contemplação de  Deus. Ele fez o voto de “falar sempre a verdade”. Deus queria sujeitá-lo a um teste. Ele  assumiu a forma de um caçador e começou a perseguir um gamo, que, amedrontado, escondeu-se em um arbusto perto do eremitério. Isso foi visto pelo eremita. Ao ser questionado pelo caçador sobre onde estava o gamo, o eremita ficou num dilema. Ele não  podia fingir ignorância e dizer que não tinha visto o gamo, uma vez que isso iria equivaler a  dizer uma mentira. Do mesmo modo, ele não podia revelar onde estava o gamo, porque o  caçador iria matá-lo. Nesse caso, ele seria um cúmplice do crime. Ele orou a Deus  fervorosamente para mostrar-lhe um caminho para sair disso. Uma idéia brilhante passou  pela sua mente pela graça de Deus. Deus está sempre com vocês, em vocês, em torno de vocês, acima de vocês, os guiando e lhes protegendo. Por que temer quando Ele está perto?  O eremita respondeu: "Caçador, o olho que vê não pode falar; a boca que fala não pode ver." Com essa resposta tática, o eremita pode não apenas manter sua adesão à verdade, mas também proteger a vida do gamo. Então, Deus manifestou-Se em Sua verdadeira forma e declarou: "Esta habilidade que salvaguarda seus interesses tanto quanto o dos outros é o  verdadeiro ioga". Por isso, diz-se que a verdade é a vida da língua, a retidão é a vida das  mãos, a não-violência é a vida do coração. O Shivaratri é celebrado para ensinar ao homem o significado desses valores. Shiva também prega a humildade. Uma pessoa com humildade é aquela com auspiciosidade. Por outro lado, uma pessoa com ego é verdadeiramente um cadáver.
Pela oração constante, o homem pode superar qualquer situação difícil. Vocês devem desenvolver pensamentos nobres e ajudar os necessitados. Não prejudiquem ninguém. O  mal que vocês infligem nos outros irá retornar como um bumerangue. Crítica e acusação são  comportamentos mundanos e negativos por natureza. Desenvolvam tendências positivas.  Qual o propósito de toda sua educação se não podem desistir de suas más tendências?

A despeito de sua educação e inteligência,
Um homem tolo não irá conhecer sua verdadeira Consciência Superior
E uma pessoa medíocre não irá abandonar suas qualidades maléficas.
A educação moderna conduz apenas à argumentação, não à sabedoria total.
Qual a utilidade em adquirir educação mundana

Se ela não pode conduzi-los à imortalidade?

Adquiram o conhecimento que irá torná-los imortais".

(Poema em télugu)

“Adquire-se mérito servindo aos outros e comete-se pecado ferindo-os” (Verso das Escrituras Hindus). Ajudar sempre, ferir jamais. Essa é a essência dos dezoito Puranas. Nunca se importem se têm que sofrer, mas não façam os outros sofrer. Deus irá tomar conta de vocês. Seu comportamento deve ser condizente com o nascimento humano. A moralidade e a integridade são os princípios vitais da raça humana. Desenvolvam a moralidade e levem uma vida honesta. Somente então poderão atingir o princípio da Divindade. O principal ensinamento da Cultura da Índia é perceber a unidade na diversidade. Mas hoje, o homem fragmenta a unidade na diversidade devido à sua mente limitada.

Manifestações do Eu Superior Divino!
Nunca dêem espaço para os sentimentos de "eu" e "meu". Primeiro, conheçam a si mesmos. Perguntem a si mesmos: "Quem sou eu?" Uma vez que saibam quem verdadeiramente são, irão perceber a unidade de todos. Uma vez que percebam que são a personificação do Eu Superior, irão verificar que todos os outros também são a personificação d’Ele. Entretanto, em sua vida diária, é difícil reconhecer essa igualdade baseada na profissão.
O que é espiritualidade? Eliminar as qualidades animais e elevar-se ao nível do Divino constitui a verdadeira espiritualidade. Espiritualidade (Adhyatmikam) refere-se a eterno (Adhi) e Eu Superior (Atmã). Portanto, a verdadeira espiritualidade é aquela que se relaciona ao Eu Superior eterno. Reconhecer o fato de que Eu e vocês somos um é a verdadeira espiritualidade. Quando Dharmaraja ofereceu a Krishna a primeira oferenda (Agratambulam), o perverso Sisupala sentiu que Krishna não a merecia. Ele ofendeu incansavelmente Krishna e disse: "Você pensa que merece essa honra porque roubou os sáris das pastorinhas quando elas estavam tomando banho ou Você pensa que merece isso porque brincou com elas? Pare com esse auto-engrandecimento e cale-se!” (Poema em télugu). Krishna, sorridente, respondeu: "Sim, você está certo, você fala verdadeiramente". Dharmaraja sentiu-se profundamente ofendido e caiu aos pés de Krishna e disse: "Ó Senhor! Como Você continua a sorrir em face dessa dura critica? Você pode estar sorrindo, mas eu estou derramando lágrimas de sofrimento." Então Krishna respondeu: "Dharmaraja, o elogio ou a culpa relacionam-se ao corpo, não ao Eu Superior. Por que alguém deve se sentir deprimido quando é criticado e enaltecido quando elogiado? De fato, criticamos nosso próprio corpo porque ele dá espaço para várias doenças e nos faz sofrer. Portanto, entenda que qualquer um que criticar seu corpo, está, de fato, prestando-lhe um favor". Dharmaraja ficou imensamente satisfeito com a resposta de Krishna e disse: "Porque há poucos mestres como este, as pessoas são afligidas pela ignorância". E sobre Duryodhana? Ele não era um ignorante. Mas, a despeito de seu conhecimento de  tudo (sobre o certo e o errado), ele caiu no caminho da ignorância. Ele também pediu a Dharmaraja para manter sua boca fechada.
O que é silêncio? Vocês nunca devem falar mal dos outros. “A contenda não surge do silêncio”. Cumprimentem aqueles que os ofendem. Não devolvam ofensa com ofensa. Se agirem do mesmo modo que seu oponente, como poderão se tornar maiores? Enquanto dizem que o outro está agindo de modo errado, vocês estarão certos se agirem do mesmo modo? Nunca ajam dessa maneira. Deixem aqueles que cometem a ofensa continuar seu  comportamento ofensivo. Vocês nunca devem reagir. Anseiem pelo bem de todos. Nossa oração diária é “Que todos os seres do mundo sejam felizes!” Quando todos estão felizes, vocês estão incluídos. Nós oramos para o bem, a riqueza e a saúde de todos. Nunca desejem  a má sorte de qualquer pessoa. Não há lugar para o ódio nesse mundo. Todos são amigos.  Se vocês persistirem nesse caminho, desejando o bem para todos, orando por sua prosperidade, vocês se tornam um ideal para o mundo inteiro. Vocês nasceram nesse mundo  apenas para esse ideal. Há um propósito por trás da criação de cada indivíduo. É por isso  que Deus os criou. E para isso, vocês foram presenteados com a capacidade de amar. Ajam de acordo com sua consciência. Consagrem Deus em cada ação de vocês.

"Ó Senhor! Esse coração que Você me presenteou,
Todas as Suas ações estão sendo oferecidas de volta por mim.
O que mais existe com que eu possa adorar Seus Pés?
Por favor, aceite isso com minhas humildes reverências."
(Poema em télugu)

"Aquele presente valioso que Você me deu é o amor. É meu dever compartilhar esse amor com todos os meus companheiros. Esse é o sinal do meu entendimento do Seu presente." Aquele que é preenchido com a raiva, o ódio e a inveja será evitado por todos que estão perto dele, incluindo sua esposa e seus filhos. Portanto, vocês devem evitar essas tendências más. Uma vez que entenderem o princípio do amor, todas essas más tendências os deixarão por si mesmas. A natureza humana é a Divindade na essência. Quando uma criança nasce, ela é naturalmente pura, mas quando ela cresce, começa a acumular essas tendências maléficas, mais e mais. As tendências más são de sua própria índole. Elas irão, por fim, destruir sua própria natureza humana. Não arruínem sua natureza humana. Quão sagrada, quão nobre, quão humilde e valiosa é a natureza humana! Essa nobre natureza humana é completamente arruinada por vocês. Nunca ofendam os outros em prol de seu egoísmo e de seus desejos ambiciosos. Sejam felizes diante da felicidade dos outros. Somente então irão perceber a natureza humana. Tendo nascido como homem, não se tornem perversos. A crueldade é a natureza dos animais. Por machucar os outros, vocês perdem sua natureza humana e se tornam uma fera. Quando ameaçam os outros, vocês se tornam uma fera selvagem. Se vocês são amedrontados pelos outros, vocês se tornam uma presa. Vocês não são nem um predador nem uma presa. Vocês são seres humanos. Nunca machuquem ninguém; cultivem uma atitude de felicidade. Então, serão duplamente felizes. O Senhor está constantemente dizendo: “Então, assim seja!” Como desejam, assim irá acontecer. Se suas intenções são más, o mal irá resultar. Se vocês sempre são preenchidos com boa intenção, são igualmente abençoados por Deus. As conseqüências de todas as suas ações irão resultar em reações. Pode não ser imediatamente, mas definitivamente cedo ou tarde. Portanto, devemos viver sem machucar os outros ou ser prejudicados pelos outros e, assim, levar uma vida de bem-aventurança. Coloquem seu aprendizado para o bom uso. Dêem respeito e recebam respeito. Esta é a verdadeira natureza humana. Amem e recebam o amor em retorno. Sua educação serve para cultivar essas virtudes. Os alunos estudam algumas ou outras matérias limitadas. Qual o valor dessa especialização? Todos esses afazeres acadêmicos são essencialmente negativos. Há um ditado em télugu que diz que um lavadeiro é melhor que um erudito. Quando o lavadeiro coleta roupas de suas casas, vocês fazem uma anotação detalhada do número e do tipo de roupas, se não em outro lugar, no mínimo, por algumas marcas na parede. Mas o lavadeiro não precisa de nenhum desses expedientes e carrega toda a informação em sua cabeça, e irá devolver a roupa a vocês devidamente lavada e passada. Qual estudo ele fez? Não é apenas esse o tipo de estudo a que a pessoa deve se submeter. Vocês devem estudar coisas positivas. Sua educação deve beneficiar a sociedade como um todo. Somente quando vocês ajudarem os outros, irão se tornar puros. Nossos antigos adoravam a natureza. É a natureza que nos dá alimento, roupa e abrigo. Não apenas isso, ela também nos dá metais preciosos como o ouro e a prata. Então, o que há de errado em adorar a natureza? Todos os modos de adoração que nossos ancestrais praticaram eram muito sagrados. A Mãe Terra, os Vedas e a mãe física têm de ser reverenciados. Como as pessoas pararam de adorar Deus, encontramos o caos sobre todo o mundo. As pessoas estão mergulhadas no sofrimento uma vez que perderam a fé no Eu Superior. Qual a utilidade da vida sem a autoconfiança? A adoração a Deus sozinha pode salvaguardar a nação. O país será abençoado com fartura e prosperidade e as pessoas irão levar uma vida feliz uma vez que comecem a pensar em Deus. Nós repetimos o Mantra Shanti (paz) três vezes em nossas orações diárias. O que isso significa? Nós devemos atingir a paz em três níveis: físico, mental e espiritual. Não há paz (peace) no mundo externo; nós encontramos apenas pedaços (pieces). A paz está, de fato, dentro de vocês. Esforcem-se para manifestar a sua paz interior.  

Manifestações do Amor Divino!
Despendam a noite inteira na entoação do nome santo e espalhem essa energia espiritual  para o mundo todo. Quem é Deus? Ele é o todo-abrangente. Assim como o vento sopra  livremente em todo lugar, também encontramos o princípio Divino todo-imanente. Compartilhem seu amor com todos, propaguem o nome divino para o mundo todo.   

Bhagavan concluiu seu discurso com o cântico devocional:
Hari Bhajan Bina Sukha Santhi Nahi...

1° Discurso do Mahashivaratri - A Grande Noite de Shiva (festival hindu dedicado à transformação e à sublimação dos aspectos negativos da mente).
Local: Prashanti Nilayam - Data: 12/03/02

http://www.sathyasai.org.br/

 

 * * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *

anterior índice próxima